
Obra de contenção no Pontal promete atrair população de volta: ‘medo nos afastava da orla’
06/11/2023
Prefeitura anuncia avanço da obra de contenção da orla do Pontal
15/11/2023Um paredão de contenção com 1,2 km de extensão está sendo erguido na orla do Pontal da Barra, em Maceió. Em alguns trechos, partes do calçadão e da ciclovia já foram “engolidos” pela erosão causada pelo avanço do mar. A obra, executada pela prefeitura, deve evitar que o mar chegue na via de tráfego.
Ao todo, mais de 15 mil blocos maciços pré-moldados estão sendo colocados no local. Cerca de 60 trabalhadores estão trabalhando na obra. A tecnologia que está sendo utilizada é holandesa e, segundo o município, desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira.
O Pontal da Barra é um dos 11 pontos da orla de Maceió identificados pela Defesa Civil que tiveram situação de emergência decretada pelo município. Até o momento, já foram concluídas obras de contenção nas orlas da Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral, que juntos somam mais de um quilômetro de extensão.
A erosão afastou moradores e visitantes do local, que oferece riscos a quem frequenta a região. Com partes do calçadão destruídas, não tem como circular, fazer caminhada ou praticar atividades físicas. O Pontal da Barra é um dos bairros turísticos da cidade, famoso por abrigar as rendeiras de filé, um bordado tipicamente alagoano que é produzido e vendido nas portas das casas do bairro.
Até o momento, 38% da obra de execução já foram concluídos. “É uma obra fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e visitantes, além de preservar essa área turística, e com a garantia de um futuro seguro e sustentável, com uma tecnologia que pode durar até 200 anos”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.

Obra de contenção na orla de Maceió — Foto: Secom
Reprodução: G1/TV Gazeta




